Os 4 principais comportamentos que destroem um relacionamento

O renomado psicólogo e pesquisador, Dr. John Gottman, estudou e acompanhou casais por mais de 40 anos e segundo ele, chegou ao índice de 90% de previsibilidade de sucesso ou não dos relacionamentos, com base em sua descoberta de quais são os quatro principais comportamentos que destroem os relacionamentos.

 

Ele chamou de “Os 4 Cavaleiros do Apocalipse”!

 

Bom, não custa nada conhecermos esses comportamentos, afinal, quem sabe não temos algum deles em nosso lar!?

 

1° Comportamento – A Crítica: Enquanto uma reclamação/queixa trata apenas da ação específica na qual o seu parceiro falhou, uma ‘crítica’ é global. Ou seja, a crítica ataca de todas as formas.  Por exemplo: Queixa: "Não tem gasolina no carro. Lembra que combinamos que você colocaria?”. Crítica: "Você nunca se lembra de nada! Não posso acreditar no que você me diz! "

 

2° Comportamento – O Desprezo: É composto por um conjunto de comportamentos que comunicam aversão. Inclui, mas não se limita: zombar, sarcasmo, humor hostil e condescendência. É transmitido, também, através de comportamentos não verbais.  Às vezes, um tenta se mostrar superior ao outro, passando a mensagem "Eu sou muito para você”.

O parceiro desdenhoso, muitas vezes, varre o ambiente, procurando erros no outro, em vez do que é positivo sobre o parceiro ou o que pode apreciar sobre ele.

 

3° Comportamento – A Defensiva: Tende a surgir frente a críticas e ataques, onde a pessoa busca desculpas para se defender, se justificar ou não assumir a responsabilidade. Mesmo que o parceiro esteja errado, criticar ‘fecha’ os caminhos de comunicação e solução.

O problema do ataque x defesa, é que quem ataca não se sente ouvido, e quem se defende investe energia em se livrar da culpa ou contra-atacar, ao invés de se atentar aos fatos.

O discurso "O problema não sou eu. É você", prejudica que os comportamentos e problemas sejam reconhecidos, discutidos e solucionados.

 

4° Comportamento – A Falta de conexão: Nos relacionamentos em que os argumentos intensos explodem repentinamente, e onde a crítica e o desprezo levam à defensiva, a falta de conexão surge como uma consequência. Isso atua fazendo com que os parceiros não se engajem no relacionamento. Agem como se não se importassem com o que o parceiro está dizendo ou fazendo, se afastando do conflito e se ausentando do próprio relacionamento.

 

Sabendo disso, poderá se atentar se algum dos 4 comportamentos nocivos estão fazendo parte do seu relacionamento. Prestar atenção a estes sinais, poderá te ajudar a tomar atitudes mais assertivas ao perceber se você ou o(a) parceiro(a) estão agindo assim, preservando a sua relação, não por um tempo mais longo, mas para um relacionamento mais feliz e harmonioso.

 

 

 

Referências Bibliográficas:

  • GOTTMAN, John M.; GOTTMAN, Julie Schwartz; DECLAIRE, Joan. Ten lessons to transform your marriage: America's love lab experts share their strategies for strengthening your relationship. Harmony Books, 2007.

  • GOTTMAN, John; GOTTMAN, Julie Schwartz. The art and science of love: A workshop for couples. Gottman Institute, 2006.

  • GOTTMAN, John; SILVER, Nan. The seven principles for making marriage work: A practical guide from the countries foremost relationship expert. 1999.


Sobre John Gottman:

  • Professor emérito de psicologia da Universidade de Washigton;

  • Pesquisador e escritor na área de relacionamento há mais de 30 anos;

  • Autor de diversos livros, entre eles: “Dez lições para transformar o seu casamentos” e “sete princípios para o casamento dar certo”;

  • Diretor do The Relationship Research Institute;

  • Presidente do The Gottman Institute;

  • Gottman foi reconhecido em 2007 como um dos 10 terapeutas mais influentes do último quarto de século.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque

Como identificar que meu filho é dependente de tecnologia?

1/9
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
cursos online para pais