Como fazer meu filho dormir melhor? Veja 3 dicas da especialista.

Neste artigo te mostramos alguns caminhos possíveis para alcançar seu objetivo.

 

Na primeira infância, o sono tem o seu grande papel de destaque. Isso porque é durante o sono que a criança consegue absorver todos os estímulos recebidos durante o dia e garantir um melhor desenvolvimento e crescimento.

 

Você pode já ter ouvido diversos comentários de amigos, lido blogs e sites especializados com inúmeras dicas sobre o que funciona, mas a verdade é que nenhuma delas vão funcionar se você não acreditar que estas técnicas sejam o melhor para seu filho, para você e para sua relação com ele, num âmbito mais profundo.

 

O que eu acho melhor para meu filho? Se essa ainda é uma dúvida, te aconselho a refletir sobre como você foi criado pelos seus pais, quais são seus valores, quais são suas expectativas para seu filho. É importante se informar o melhor que puder, pois com informação, você fará escolhas conscientes. Conheça dois caminhos possíveis:

 

Opção 1 - treinamento de sono

O treinamento tem por objetivo ajudar a criança a estabelecer um ritmo que se ajuste a rotina da casa e permita que ela se reconforte por si mesma, sem a necessidade da interferência dos pais, promovendo menos choros noturnos, e horas mais prolongadas de sono contínuo.

Aqui, é necessário bastante determinação e disciplina, pois só seguindo corretamente as técnicas de um especialista é que o método funcionará. Muitas vezes o método sugere oferecer a chupeta ou não oferecer o colo sempre que a criança solicitar.

 

Opção 2 – Seguir seus próprios instintos e o ritmo do bebê

Esta abordagem tem por princípio permitir que mãe e bebê sintam-se aconchegados e unidos máximo de tempo possível. Não há regras, técnicas, nem comparações, apenas seguir o que o coração manda! Os pais sentem-se reconfortados em saber que todas as necessidades do bebê estão sendo atendidas, conforme ele requisita. Entenda que seu bebê poderá acordar várias vezes durante a noite até crescer.

 

O que é melhor: treinamento ou seguir meus instintos?

 

Você deve estar se perguntando qual dessas abordagens combina mais com seu estilo de vida e de criação. Saiba que há dados científicos que defendem ambas abordagens, portanto, a questão principal é o que você acredita ser ideal para vocês? Como vocês se sentem melhor? Como vocês tem noites mais reparadoras?

 

A única coisa que não é legal, é você não ter a disposição ou desejo de acordar a noite toda, e continuar a fazer, por não saber o que mais pode ser feito. Ou começar o método sentindo culpa e mal estar em seguir regras que não se sente confortável.

 

No vídeo abaixo, você verá as considerações do neurocientista John Medina, autor do Best Seller Brain Rules for Baby, sobre diferentes formas de fazer o bebê dormir.

 


Este vídeo é parte da série O Sono dos Bebês de zero a dois anos, a qual é composta por mais de 14 vídeos e está disponível na área de Membros da Phitters.

 

 Deborah Moss

. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano - USP/SP

. Pós-graduada em Neuropsicologia - CEPSIC

. Consultora materno-infantil - IMPI Maternity & Child Sleep Consult Certification Program

. Especialista do programa Doces Sonhos (Brasil) do Discovery Home and Health

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque

Como identificar que meu filho é dependente de tecnologia?

1/9
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
cursos online para pais