As primeiras mamadas: os segredinhos para uma amamentação mais tranquila

Amamentar é um ato de amor, que nutre o corpo e fortalece a alma. E é entendendo as necessidades do bebê, principalmente durante as primeiras mamadas, que a mãe fortalecerá o vínculo com seu filho, vivenciando esse momento de maneira mais tranquila e prazerosa.


E esse vínculo deve ser iniciado já na primeira hora após o parto, quando o recém-nascido está preparado para ser amamentado.


Mas nas primeiras mamadas, podem surgir dúvidas e dificuldades. Para facilitar este processo, existem alguns aspectos que as mamães precisam se atentar:

 

 

Quando amamentar

 

O estômago do bebê é muito pequeno e, por isso, ele precisa se alimentar frequentemente. Sendo assim, o indicado é a livre demanda.


Durante o primeiro mês, a indicação de que o bebê está com fome, é quando começa a chupar o própria punho ou se virar reflexivamente para o seio da mãe.

 

Chorar pode ser um sinal tardio de fome, é melhor alimentá-lo antes que ele comece a gritar por isso! Se ele chorar, terá mais dificuldade de sugar o seio, neste caso, vale tentar acalmá-lo antes de alimentá-lo nestes primeiros dias.


O seio nunca deve ser oferecido de forma forçada. Mãe e bebê estão se conhecendo, aos poucos os sinais serão aprendidos e as necessidades melhor atendidas. É normal haver dúvidas sobre o que o bebê deseja, os pais irão errar diversas vezes antes de acertar!

 

 

Quanto amamentar

 

As primeiras mamadas são constituídas de um alimento grosso e rico em anticorpos, chamado colostro. Nesta fase, o bebê pode levar 40 minutos ou mais para mamar. É normal se ele se cansar e dormir no começo.

 

Depois de alguns dias, após o leite descer, o tempo da mamada normalmente diminui, no entanto isso é muito individual, alguns bebês podem levar 5 minutos, enquanto outros continuam precisando de 30 a 40 minutos.

 

O importante é que o bebê esteja encaixadinho no colo da mãe e a pega esteja correta. Com estes cuidados, ele irá obter todo o leite que precisa. 

 

Os pais poderão confirmar se ele está mamando suficiente, acompanhando o ganho de peso e a quantidade de xixi na fraldinha.

 

 

Como amamentar

 

Para garantir que o estabelecimento da amamentação seja realizado com sucesso, há 6 passos imprescindíveis que as mães precisam ficar atentas. São eles:


1- Preparar a aréola antes da mamada
2- Garantir a pega correta (forma como o bebê abocanha o seio)
3- Posicionar-se adequadamente para amamentar
4- Limpar mamilo e aréola com o próprio leite
5- Oferecer corretamente a mama ao bebê
6- Encerrar corretamente a mamada

 

No vídeo abaixo, a especialista e consultora de amamentação, Maria Inês Puccia, explica em detalhes como preparar a aréola e como fazer a pega.

Os demais passos da amamentação e muitas outras orientações, podem ser acessadas clicando aqui.

 

 

Conteúdo Phitters publicado originalmente no blog da Leiturinha

 

Sobre a especialista:

 Maria Inês Puccia


. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo.
. Doutora em Ciências pela USP.
. Mestre e Especialista em Saúde Pública pela USP.
. Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina ABC - Curso de Graduação em Enfermagem e Professora Titular da Universidade Paulista.
. Consultora em educação em saúde - Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ.
. Enfermeira licenciada da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque

Como identificar que meu filho é dependente de tecnologia?

1/9
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
cursos online para pais