5 dicas para não passar vergonha pelo mau comportamento dos filhos

Sair de casa com crianças pequenas, pode ser algumas vezes, desafiador e até embaraçoso. Especialmente para quem tem mais de um filho, quando um corre pra lá, o outro para cá, e quanto mais falamos, mais eles pioram.

 

E nessas horas, vem aqueles sentimentos terríveis, de frustração, por nada que fazemos funcionar; vergonha, por parecer que não damos educação; incompetência, por não conseguirmos atuar de maneira assertiva, entre vários outros sentimentos negativos.

 

Para evitar cenas como essa, você pode seguir as 5 dicas abaixo. Reflita e analise o que se encaixa aí na sua casa.

 

1. Preparação prévia

Antes de sair de casa, prepare os filhos para o que irão ver, informe onde irão, o que terá lá e como espera que eles se comportem.

É natural que as crianças queiram explorar ambientes novos, é sinal de curiosidade e saúde, mas também é importante que vão aprendendo a controlar seus impulsos e saber quais são os limites é fundamental.

 

2. Reconhecer seu sentimento

A frustração é dos filhos ou dos pais nestes momentos? O especialista Dr. Marshal Rosemberg, autor do livro “Comunicação Não Violenta”, explica que normalmente ficamos irritados com outros, no entanto, a frustração e expectativa é nossa, e o que vamos fazer com esse sentimento só depende de nós.

 

Ele também ressalta que, por natureza as pessoas querem ajudar as outras, então os pais usam frases como:

- Ficarei ocupada, posso contar com vocês para se comportarem e resolverem entre vocês as dúvidas que tiverem?
- Estamos discutindo algo importante, podem me ajudar, mantendo silêncio enquanto converso com o doutor?

Com frases assim, envolvemos as crianças na solução, ao invés de darmos ordens, e a tendência é a cooperação.

 

3. Após o acontecido, o que fazer?

O que funciona mais: consequência, punição ou apenas uma boa conversa?

 

Segundo Nelsen, autora do livro Disciplina Positiva, a consequência só funciona se for uma consequência lógica, pois nós pais temos o hábito de dar uma “consequência” que na verdade é uma punição disfarçada.

 

A consequência lógica é algo relacionado ao que aconteceu, por exemplo, “não levar o casaco em dia de frio, a consequência é passar frio” ou “não arrumar a mesa do almoço, a consequência é comer no jantar em uma mesa suja”.

 

A punição segundo a autora, não gera colaboração na criança, e o efeito é justamente o oposto, não corrigindo o comportamento na raiz.

 

Então diante do mau comportamento, é importante refletir sobre as soluções para uma próxima ocasião ou consequência lógica, diretamente relacionada ao ocorrido.

 

4. Estimular bom comportamento

Conforme Faber e Mazlish, autoras do livro ´Como falar para seu filho ouvir´ ensinam, demonstrar confiança na criança é fundamental para promover um cenário de colaboração.

 

Conversar com elas antes, durante e após cada incidente irá gerar mais responsabilidade e cooperação. Afinal se as ideias do que fazer partirem delas, a vontade de cumprir será naturalmente maior.

 

Portanto antes de sair de casa, uma opção é perguntar:

- O que a mamãe espera delas? O que as outras pessoas esperam delas? O que pode e o que não pode fazer quando estamos no ambiente de outra pessoa?

E após o incidente:

- Diante da experiência desagradável, o que farão? Como reconquistarão a confiança para outras situações parecidas?

 

Em todos esses exemplos, são elas quem fornecerão as respostas, confiar que a criança é capaz de elaborar tais padrões, é fundamental para seu desenvolvimento!

 

5. Entender que é um processo e ninguém é perfeito

É normal termos frustrações e faz parte da evolução, tanto das crianças, quanto dos pais.


A criança está aprendendo e testando seus limites. Nós somos os adultos e cabe a nós entender que somos humanos e que nosso papel não é ser perfeito, e sim educar da melhor forma que conseguimos.

 

Vivencie você também uma nova forma de educar seus filhos!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaque

Como identificar que meu filho é dependente de tecnologia?

1/9
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Categorias
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
cursos online para pais